sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto Escola Aberta possibilita aos moradores de Bangu novas possibilidades de inclusão social






































Por Jota Junior
A Escola Municipal Ruben Berta, localizada em Bangu, está vinculada nos fins de semana ao projeto Escola Aberta, que visa oferecer aos moradores do bairro oportunidades de lazer, cultura e inclusão social. O projeto é criação do Ministério da Cultura em parceria com organizações como a ONU e a UNESCO e tem como missão levar paz às comunidades, inclusão social e melhoria na qualidade de vida.
O coordenador do projeto na escola Ruben Berta, diz sobre os objetivos do projeto no bairro: “A intenção é abrir a escola para a comunidade. Oferecendo aos pais e aos alunos diversos tipos de oficinas e atividades culturais. Buscamos realizar de tudo um pouco, desde atividades esportivas, como: Futebol, capoeira, kung-fu, até atividades de dança com lambaeróbica e hip hop”.
No dia da visita encontrei os moradores da comunidade participando de eventos que envolviam artesanato e pintura. Os alunos seguiam as orientações de instrutores e produziam suas próprias obras de arte. Tinha de tudo: quadros, objetos para decoração artesanal, bonecas de pano, artesanato com utensílios de casa, trabalhos em découpage e biscuit. O mais interessante é que pessoas de todas as idades utilizam o projeto e aproveitam junto o momento de descontração e conhecimento disponibilizados no lugar.
Funcionários da escola também têm orgulho de participarem do projeto. A diretora Silvana Castro disse que tem alegria de ver o trabalho realizado e que sua maior felicidade é ver alunos e ex-alunos contribuírem com atividades que somem à qualidade de vida das pessoas que residem no bairro.
A Escola Ruben Berta fica aberta nas manhãs de sábado e domingo para toda a comunidade. Quem quiser participar do projeto não precisa pagar nada, apenas deve comparecer no horário em que os eventos estiverem acontecendo e desfrutar das atividades que estiverem sendo oferecidas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário