domingo, 6 de novembro de 2011

Governo tem como objetivo diminuir gastos com importação de remédios oncológicos. Para isso vai financiar novas pesquisas de drogas contra câncer.

O governo instituiu uma rede para incentivar, financiar e orientar pesquisas nacionais para produzir medicamentos e tecnologias de combate ao câncer. O Ministério da Saúde vai coordenar a estrutura, que será gerida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), que irá definir estratégias e resultados a serem alcançados.
Acordos para a transferência de tecnologia -como o firmado com Cuba em setembro- e políticas de financiamento para empresas públicas e privadas são responsabilidades da rede, instituída por portaria publicada no "Diário Oficial da União".
BNDES e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) compõem o comitê gestor da rede. A expectativa do ministério da saúde é que mais de R$ 5 bilhões sejam investidos em pesquisas em saúde nos próximos quatro anos.
Segundo Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca, as prioridades serão para câncer de mama, leucemias e linfomas. O objetivo é diminuir a dependência de medicamentos importados.
O gasto do ministério com drogas oncológicas chega a R$ 2,5 bilhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário