quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em 2012 as homenagens serão o trunfo para as escolas de samba.

Em 2012 as homenagens das escolas de samba para o Carnaval

A Renascer de Jacarepaguá vai abrir os desfiles do grupo especial falando do artista da alegria que dá o tom da folia. Romero de Brito será o grande homenageado no desfile da Renascer.

O G. R. E. S. Renascer de Jacarepaguá te convida a embarcar em uma colorida viagem pelo universo das obras de Romero Brito.
Uma viagem que não tem fronteiras, início, meio e fim. É como um conto de fadas que toca o coração, liberta a alma e concretiza nossos desejos.

A Portela, segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, vai trazer para a avenida o enredo: "É o povo na rua cantando - é feito uma reza um ritual". Uma homenagem ao povo da Bahia com seus encantos e suas magias. E que essa Bahia que é de Todos os Santos, seja a partir de então dos santos da Portela também, que eles passem a fazer parte do seu panteão, estendendo sobre eles o seu divino manto e nos conduza a um desfile triunfal sobre o altar do carnaval.

Jorge Amado será o enredo da Imperatriz Leopoldinense. De alma e coração, vamos todos brindar ao mestre das letras! Sentadas sob a sombra da copa de uma grande árvore, suas palavras vão para sempre descansar...Jorge, Amado Jorge...

Após a homenagem ao grande Jorge Amado, a Mocidade Independente de Padre Miguel, chega com o enredo Por ti Portinari. Ao escolher Candido Portinari como tema, a Mocidade Independente vem celebrar um dos maiores nomes da pintura brasileira no cinquentenário de seu desaparecimento. Através de suas mais importantes obras, mostraremos a trajetória deste artista que acima de tudo retratou em seus quadros e murais, a história, o povo e a vida dos brasileiros, através dos traços fortes e vigorosos carregados de dramaticidade e expressão.

A Porto da Pedra chega com um enredo um pouco difícil mais que terá fôlego para apresentar na avenida. "Da seiva materna ao equilíbrio da terra" Como inspiração, tomamos o cuidado materno como fonte de vida e desenvolvimento. Do período Neolítico aos dias atuais a evolução dos mamíferos e a importância do leite para a preservação das espécies dando todas as condições nutricionais aos novos rebentos para um crescimento saudável e pleno.

A Grande campeã de 2011, a Beija Flôr de Nilópolis, vai fazer uma homenagem ao povo de São Luís do Maranhão. Em meio a tanta festa reluz o Eldorado da bauxita, minério batizado pela Coroa que te fundou e que desconheceu essa tua riqueza, que hoje é chama acesa para que possas progredir; na luz dos céus incomparáveis do futuro que te aguarda, na imensidão, para te consagrar, enfim, São Luís, pérola sagrada da Coroa encantada do glorioso Maranhão.

A Última escola a entrar na Marquês de Sapucaí já ao amanhecer será a Unidos de Vila Isabel. O Brasil e Angola são ligados por laços afetivos, linguísticos e de sangue. São irmãos pela história que os une.

No dia seguinte na segunda-feira de carnaval teremos mais seis escolas a desfilar seus enredos e suas fantasias.
A São Clemente primeira escola a desfilar vai falar sobre a música. Uma aventura musical na Sapucaí. Feliz é a São Clemente, que da grandeza deste gênero faz o seu carnaval. Feliz meu samba, que sai pela vida em alegria incontida, nessa maravilhosa aventura musical.

A União da Ilha do Governador vai mostrar o enredo "De Londres a Ilha". Em vermelho, branco e azul, as mesmas cores do Reino Unido, a Ilha falará da Ilha que sambará ao batuque da Ilha. Saint George, padroeiro da Inglaterra, estará ao lado de São Sebastião do Rio de Janeiro, ambos padroeiros da nossa escola. O fogo que atravessou nosso último carnaval nos uniu, assim como o fogo olímpico une as nações. Superamos as dificuldades, assim como cada atleta supera seus limites para atingir o pódio.

A Acadêmicos do Salgueiro falará sobre o Cordel Encantado. Eis aqui o nosso Cordel Branco e Encarnado que você vai transformar em samba de grande inspiração. Este enredo é a nossa forma de louvar a todos os poetas populares deste imenso, rico e tão maravilhoso país. A fantástica história do cordel unida à energia "furiosa" da nossa bateria, dos versos e melodias com aquele tempero valente que só você sabe criar, é a receita de um carnaval pra cabra nenhum botar defeito.

A Estação Primeira de Mangueira vem falar dos cinquenta anos do Cacique de Ramos. A tribo que bate tambor e faz ecoar o surdo de primeira pra saudar a sagrada tamarineira e confirmar que o bom samba também mora em Mangueira.

A Vice Campeã do Carnaval de 2011 vai exaltar o Rei do Sertão. Nas estações onde passa, vai contando sua vida espalha alegria e raça, hoje ganha a Avenida e a Tijuca agora brinca e pra todo o mundo diz que a estrela de Gonzaga no céu descansa feliz.

Última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí será a Acadêmicos do Grande Rio. Um enredo sobre a Superação, a escola irá mostrar a sua grande volta por cima do acidente que aconteceu ano passado em seu barração. A sinopse que apresentamos agora é fruto do sentimento compartilhado a partir do momento em que fomos obrigados a superar uma adversidade imposta. Ela traduz um momento particular da Escola, mas revela também que o ato de superar é pertinente e recorrente junto à vida do homem. Debruçados sobre as histórias de alguns deles, descobrimos incríveis exemplos que nos obrigam a acreditar na força em reerguesse após o adverso. É por isso que eu acredito em você! E você?

Agora, é só esperar para ver todo o encanto e magia das escolas de samba na avenida que sempre trazem um show a parte para todos os foliões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário